Layout em Unidade de Alimentação e Nutrição

            O ramo de refeições servidas em coletividade no Brasil movimenta mais ou menos 2 trilhões/ano. Por isso todas as etapas do processamento estão sendo criteriosamente estudadas, perpassando da idéia de criar a Unidade até o consumo do alimento pelo comensal.
Uma dessas etapas é o planejamento onde está inserida a definição do layout da UAN, etapa muito importante na qual é definido o fluxograma e posicionamento de cada setor, garantido alimentos com qualidade microbiológica, nutricional e sensorial.
           Por isso a definição do layout é cada vez mais importante, já que as Unidades de Alimentação e Nutrição desempenham importante papel em termos de economia e saúde pública, na medida em que afetam o estado nutricional e o bem-estar da população por meio da qualidade dos alimentos produzidos (Mezono,2002).
            O projeto deve atender às leis vigentes em relação à higiene, ventilação, estocagem de alimentos e lixo além de ser bem dimensionada. Segue logo abaixo exemplos de layout de UAN para que o nutricionista tenha uma idéia de como pode ser o desenho da Unidade, para assim poder questionar aos responsáveis pela planta da obra algum problema que pode vim a afetar a  qualidades das refeições.

Colunista: João Pedro Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também: