Como tomar meu medicamento ??

Leite, suco ou água? Qual a melhor maneira de tomar meu medicamento? Essa dúvida é muito frequente para quem faz uso de medicamentos por via oral, de forma contínua ou não.

O leite é uma bebida altamente nutritiva, rico em vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais, que ajudam a manter o organismo saudável, regulam os processos de obtenção de energia e repõe quantidades consideráveis de minerais, mas não é a bebida mais indicada para ser administrada com os medicamentos. Alguns antibióticos, como as tetraciclinas por exemplo, não devem ser administrados juntamente com leite, pois quando combinados ocorre a formação de complexos insolúveis, que acabam por dificultar a absorção do princípio ativo e até inativá-lo.

Os sucos também contém boas quantidades de vitaminas, envolvidas em diversas reações metabólicas essenciais para a nossa vitalidade, vigor e energia diária. Acontece que, a depender da(s) fruta(s) utilizada(s) no preparo, o líquido pode aumentar ou diminuir a acidez estomacal, interferindo na absorção de alguns medicamentos. A diminuição da acidez estomacal, pode ser uma condição desfavorável à absorção de um medicamento, como também pode ser um fator favorável e até recomendado quando se faz uso do antifúngico cetoconazol, por exemplo, pois as substâncias ácidas melhoram sua absorção.
Bebidas contendo cafeína, tais como café, chá e refrigerantes, também não são indicadas pois podem interferir nas etapas de absorção, biotransformação e eliminação de fármacos.

A água é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão dos comprimidos e cápsulas! Não interfere na acidez estomacal nem interage com as substâncias medicamentosas.Até a quantidade de água que bebemos pode interferir na eficácia de um tratamento terapêutico. Na maioria das vezes achamos que apenas um gole de água é necessário, mas existem casos em que isto pode complicar...

Sabe-se que alguns antiinflamatórios, especialmente quando utilizados por um tratamento de médio a longo prazo, acabam prejudicando o trato gastrointestinal, causando irritações na mucosa e até úlceras. Pois bem, se engolidos com pequena quantidade de água, estes medicamentos podem ficar retidos nas paredes dos órgãos que os levam até o estômago, causando irritações locais e graves. Os medicamentos precisam de uma quantidade de água suficiente para que, ao chegarem no estômago ou intestino, se desintegrem, sejam absorvidos e então exerçam os efeitos no corpo.

Oriente-se com seu Médico ou Farmacêutico quanto ao correto uso dos seus medicamentos. São diversos os fatores que influenciam numa boa resposta terapêutica – questione se devem ser administrados juntamente com alimentos ou em jejum, respeite a dosagem, os horários e a duração do tratamento. E caso não haja nenhuma outra indicação médica, tome seus medicamentos com 250 mL de água!


Colunista: Robson Dias
E-mail: dias_robson@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também: