Em quanto profissional o que fazer com a paciente com Tríade da Mulher Atleta?


          A abordagem clínica de atletas adultas com amenorréia inclui exames físicos e endocrinológicos e suplementação de estrógeno e cálcio. Algumas dessas abordagens são provavelmente apropriadas para as adolescentes. Entretanto, a terapêutica hormonal não deve ser rotina nesses casos e estas devem ser encorajadas a diminuir a intensidade de atividade e aumentar o consumo alimentar (American…, 1989). Para que o diagnóstico seja mais breve possível o profissional de saúde deve ter atenção: sensação de fome, irritabilidade, menor concentração antes ou durante o exercício, pratica de atividade física e jejum, diminuição do rendimento esportivo e perda de peso, especialmente durante períodos de intenso treinamento (usualmente por perda de massa muscular e de gordura usadas como fonte de energia para atividade). 

Qual é a posição que o Nutricionista deve tomar? 


         Entre as orientações nutricionais básicas para as pacientes estão: evitar um balanço energético negativo: consumir maior quantidade de grãos, cereais, leguminosas, ou produtos como soja: garantir um consumo adequado de fibra (maior que 20-35 % g/dia): consumir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia; não pular refeições, ficar em jejum ou sentindo fome e consumir líquidos durante o dia, inclusive antes, durante e após uma sessão da atividade física.
       Em atletas adolescentes deve-se ter atenção ao plano de educação nutricional que deve ser utilizado para se conscientizar as atletas e as pessoas envolvidas sobre a importância da dieta equilibrada e adequada, a qual pode impedir o desenvolvimento da amenorréia e, conseqüentemente, prevenir a osteoporose precoce. Além disso, garantir a ingestão de cálcio em quantidade de acordo com o preconizado pelas DRI também é fator de proteção contra a doença (MANTOANELL et al., 2002).

Referência:
• Amenorréia e osteoporose em adolescentes atletas. Rev. Nutr., Campinas, 15(3):319-332, set./dez., 2002. Graziela MANTOANELLI, Maria Sylvia de Souza VITALLE,Olga Maria Silverio AMANCIO.
• http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/ultimas/2004/07/08/ult2246u269.jhtm
• http://fisioaperformance.blogspot.com/2009/11/mulher-e-exercicio-triade-do-atleta_24.html
• Folha de S. Paulo/Banco de Dados

Autor: João Pedro Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também: